Como calcular o ROI das mídias sociais

Publicados: 2015-01-28

Os proprietários de empresas que investem dinheiro na manutenção de suas contas de mídia social para fins de publicidade geralmente me perguntam como podem calcular o retorno do investimento (ROI).

Ao medir o ROI das mídias sociais pode ajudá-lo a determinar se uma determinada campanha foi bem-sucedida ou um fracasso completo, é uma tarefa demorada que envolve várias etapas desafiadoras.

Colocar uma quantia exata em dólares em suas campanhas de mídia social é quase impossível porque é difícil determinar quanto sua empresa gastou em mídia social e quais resultados monetários ocorreram especificamente a partir dela.

Você pode começar calculando quanto investiu em mão de obra, redação de conteúdo, consultoria e outros serviços de mídia social, mas isso não importa muito se você não puder medir seu lucro exato. Muitas empresas cometem o erro de calcular mal “seguidores” e “curtidas” ao tentar determinar as vendas direcionadas de plataformas de mídia social.

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Etapas para medir o ROI das mídias sociais

Embora seja uma tarefa difícil de cumprir, é possível produzir um bom ROI das mídias sociais e medir o valor em dólares mostrando como seu marketing valeu a pena. Você precisará se manter atualizado sobre os algoritmos, estratégias e ferramentas em constante evolução das mídias sociais para obter uma contagem perfeita do investimento de retorno em seus esforços.

Abaixo, compilei um guia passo a passo com exemplos úteis para dar uma ideia melhor de como você pode simplificar o processo de medição do ROI de suas mídias sociais.

1. Gerar objetivos de conversão de mídia social

Assim como você criaria um plano de marketing para qualquer produto que você vende, é importante estabelecer objetivos claros de conversão de mídia social para sua empresa. Como cada empresa tem seus objetivos exclusivos com seus perfis de mídia social, esses objetivos variam muito. Sempre gere objetivos que resultem em ações mensuráveis ​​do cliente . Então, você saberá como é o sucesso e os fatores exatos que está medindo para rastrear o valor do ROI.

Ao escolher as metas exclusivas de conversão de mídia social da sua empresa, pergunte a si mesmo o que você deseja que clientes novos e existentes façam quando estiverem em seu perfil de mídia social.

Por exemplo, fatores de conversão mensuráveis ​​podem incluir clicar em um link, preencher um formulário de contato, fazer uma compra online, baixar um PDF, inscrever-se em um boletim informativo, compartilhar uma postagem ou curtir sua página do Facebook. Concentre-se nos principais objetivos de mídia social que podem impulsionar sua página de mídia social, ajudar a garantir mais vendas e, eventualmente, beneficiar seu negócio em crescimento.

2. Acompanhe suas conversões de mídia social

Para calcular com sucesso seu ROI de mídia social, você precisa acompanhar constantemente suas conversões para entender quais estágios você alcançou e onde sua empresa está para atingir suas metas de conversão de mídia social. É impossível medir o retorno do investimento sem conhecer a taxa de conversão do visitante. Certifique-se de determinar o número de visitantes que visitam sua página a partir de contas de mídia social e a quantidade desses visitantes que fazem compras reais.

Os métodos usados ​​para rastrear as taxas de conversão podem variar dependendo do orçamento da sua empresa, plataforma de mídia social, metas de conversão e sistemas de TI. O Google Analytics é uma opção popular para rastrear conversões, mas muitas plataformas de mídia social agora têm seus próprios sistemas de rastreamento disponíveis para essa finalidade. Por exemplo, o aplicativo de rastreamento de conversão do Twitter permite medir facilmente o impacto dos anúncios e tweets promocionais de sua empresa.

As métricas que você deve considerar para medir o ROI das mídias sociais incluem:

  • Alcançar:
    Em suma, o alcance refere-se ao seu número de fãs no Facebook, seguidores no Twitter, membros do grupo LinkedIn e pastas do Pinterest, que podem ser facilmente calculados nas plataformas de mídia social escolhidas.
    Com um alcance maior, você divulgará sua empresa para mais clientes em potencial e os motivará a fazer compras. Devido ao networking das mídias sociais, um alcance maior também aumentará seu ROI, pois seus contatos enviarão mensagens para outras pessoas.
    Fique de olho em seu alcance de mídia social para determinar quantos usuários veem seu conteúdo.
    Fique de olho no alcance de sua mídia social para determinar quantos usuários veem seu conteúdo

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  • Tráfego do site:
    O principal objetivo do marketing de mídia social é construir um público cativo que visitará o site ou blog da sua empresa e aumentará sua taxa de conversão. Por esse motivo, você deve acompanhar anúncios ou páginas de mídia social que redirecionam constantemente os visitantes para sua empresa. Manter esses registros ajudará você a saber quais plataformas de mídia social estão mais beneficiando você, qual é o seu ROI e quais melhorias podem ser feitas para aumentar o tráfego do site.
  • Leads de qualidade:
    Como uma das métricas mais essenciais para medir o ROI, os leads referem-se ao número de consultas de qualidade que você gerou por meio de campanhas de mídia social.
    Analisar seus leads de qualidade pode facilitar a compreensão de quantos clientes perguntaram sobre um produto e quantos converteram em vendas. Depois de conhecer seus leads, você pode calcular a taxa de conversão da sua empresa.
  • Clientes:
    Por último, mas certamente não menos importante, é fundamental saber o número de clientes pagantes que você conquistou em um determinado período de tempo com as campanhas de mídia social.
    Acompanhe quantos clientes estão comprando produtos do seu site e permanecem fiéis ao seu negócio. Descubra o número de visitantes que se transformam em clientes e concentre-se nesse grupo-alvo nas mídias sociais. Você poderá adaptar sua estratégia de marketing a esses clientes e potencialmente receber muito lucro.

3. Atribuir valores monetários às suas conversões

Se sua empresa já conhece o valor médio de vida útil (LTV) de seus clientes, você pode gerar rapidamente um valor de conversão com base nesses dados. No entanto, se você não tiver acesso a esses dados históricos, precisará fazer uma estimativa com base no bom senso e na experiência anterior de sua empresa.

Para atribuir um valor monetário , você pode imaginar que um consultor está oferecendo a você a chance de ganhar 1.000 inscrições para o boletim informativo de sua empresa. Quanto você pagaria por inscrição? Você pode usar esse valor por enquanto e alterá-lo assim que adquirir os registros apropriados.

Agora que você estabeleceu seu valor médio de vida útil, pode calcular um valor para cada uma de suas conversões de mídia social. Embora esse processo possa ser complexo, é possível concluí-lo de maneira eficiente com a ajuda de uma fórmula.

Para esta etapa, você precisará saber seu LTV e o número total de novos clientes para atribuir valores monetários às suas conversões. Com um exemplo, a fórmula é:

A - Novos clientes (1)
B - Total de usuários (10)
C - Valor médio da vida útil (US$ 100)

Valor Monetário = (C/B) x A

Em nosso exemplo, o valor monetário = (100/10) x 1. Portanto, atribuiríamos o valor monetário de US$ 10 para cada uma de nossas conversões de clientes.

4. Adicione seus benefícios de mídia social

A próxima fase de calcular seu ROI para mídia social envolve a soma dos benefícios totais incorridos em cada uma de suas plataformas de mídia social. Se você tiver dificuldades com matemática, use a ferramenta Google Analytics para evitar confusão na criação de planilhas que medem os lucros totais de cada conta de mídia. Você poderá correlacionar esses dados com seu valor monetário total para essas conversões para entender melhor seus benefícios de mídia social.

Ao medir seus benefícios totais, você terá que multiplicar seu valor monetário pelo número de conversões.

Para o nosso exemplo com um valor monetário de $ 10, imagine que você tinha 1.000 clientes visualizando seu vídeo postado no Instagram. Seus benefícios totais para este canal de mídia social seriam avaliados em $ 10.000. Use essa técnica para medir os benefícios de cada plataforma antes de calcular a soma total dos benefícios para os esforços de marketing da sua empresa.

5. Quantifique suas despesas de mídia social

Antes de chegar ao seu ROI de mídia social, você precisa atribuir uma quantia em dólar ao dinheiro que investiu no marketing de sua empresa nas redes sociais. Nesse cálculo, inclua o custo de criação da conta de mídia social, bem como as taxas promocionais acumuladas ao longo do tempo. Se você gastou dinheiro para contratar funcionários para manter páginas de mídia social, multiplique o total de horas de trabalho pelo seu salário por hora para calcular os custos de mão de obra.

Manter um relatório do total de despesas pagas pelas mídias sociais funcionará a seu favor para medir seus lucros totais ganhos e ROI. Por exemplo, vamos imaginar que você gaste US$ 200 em taxas promocionais e pague US$ 50 por hora por 300 horas para manter sua página no Twitter. Isso somaria um total de US$ 15.700 gastos no canal do Twitter. Continue com esse processo até ter feito um gráfico de seus custos para cada plataforma e um total geral para todo o marketing de mídia social.

6. Examine cuidadosamente seus resultados

Por fim, compile os dados financeiros obtidos na quarta e quinta etapas para medir conscientemente seu ROI de mídia social para cada canal. Tudo o que você precisa fazer é pegar seu lucro total, subtrair seus custos, multiplicar por 100 e dividir por seus custos.

Por exemplo, imagine que sua empresa obteve US$ 25.000 em benefícios do Facebook e gastou US$ 20.200 em despesas. Seguindo esta fórmula simples, você descobriria que sua empresa tem um ROI de 23,7% do Facebook.

Possuir um registro claro de ROI para cada canal de mídia social ajudará você a tomar decisões estratégicas de marketing em qual plataforma focar para obter mais lucro. Se você perceber que um canal específico está com falta de desempenho, também poderá fazer alterações para aumentar sua receita potencial. No futuro, você saberá em quais contas de mídia social você deve investir mais para melhorar os resultados gerais da sua empresa.

Palavras finais

Criar uma forte presença online é fundamental para garantir que sua base de clientes em potencial possa encontrá-lo facilmente. Ser ativo nas redes sociais provavelmente direcionará maiores quantidades de tráfego para o site ou blog de sua empresa do que outras ferramentas de marketing. Quanto mais visitantes você tiver, mais lucro você receberá por uma taxa de conversão mais alta. Os visitantes podem ser convertidos em clientes fiéis que ficarão com sua empresa e indicarão outras pessoas no futuro.

Mas você não pode simplesmente navegar pela Internet e manter páginas de mídia social sem saber se seus esforços de marketing estão valendo a pena. Não importa quão difícil seja o processo de medir seu ROI para mídias sociais, é útil saber o que está funcionando para seu site e o que pode ser melhorado. Agora que você conhece o retorno do investimento em mídia social, sua empresa criará estratégias de marketing bem informadas para estimular o crescimento florescente.

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