6 Métricas de E-mail Marketing que Você Deve Acompanhar

Publicados: 2023-04-20

Qualquer profissional de marketing na era digital entende a importância dos dados. Sem ele, é impossível analisar campanhas de e-mail, revisar o progresso e avaliar a eficácia de seus esforços de marketing para envolver seu público-alvo. Dificilmente existe um canto do universo do marketing digital que não tenha dados ricos anexados a ele, e as métricas de email marketing não são exceção. Apesar de sua idade como ferramenta de comunicação, o e-mail continua sendo uma das melhores maneiras de se conectar com os consumidores e fornecer informações que podem impactar tanto o cliente quanto sua marca.

Os dados sugerem que o e-mail fornece um ROI de 122%, entre os mais fortes de qualquer canal de marketing importante usado por marcas de comércio eletrônico.

Se você deseja criar mensagens e campanhas de e-mail eficazes, é crucial ter uma compreensão firme dos pontos de dados que ilustram mais claramente o poder de sua estratégia de e-mail. Existem dezenas de métricas relacionadas ao e-mail marketing. Compreender os números mais importantes ajudará você a obter uma visão de alta altitude de suas campanhas e ajustar sua estratégia para melhorar o ROI, aumentar o engajamento e aumentar a receita.

Vamos analisar seis das métricas essenciais de email marketing.

6 métricas importantes de e-mail marketing a serem conhecidas

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais comuns que você encontrará como profissional de marketing de comércio eletrônico. Refere-se a praticamente todos os canais - anúncios gráficos, postagens de mídia social e e-mail.

Qual é a taxa de conversão?

É a porcentagem de usuários que visualizaram um e-mail, seguiram um link no e-mail e concluíram a ação desejada do e-mail. Essa ação pode ser uma compra em uma loja de comércio eletrônico, inscrição em um evento, envio de formulário ou qualquer outra coisa que você deseja que o cliente faça para trazê-lo mais adiante na jornada do cliente.

Como calcular a taxa de conversão?

Divida o número de usuários que concluíram a ação pretendida pelo número de e-mails enviados e multiplique por 100. Exemplo: 120 conversões / 1.000 e-mails x 100 = taxa de conversão de 12%.

Por que isso Importa?

A taxa de conversão é a medida fundamental da eficácia com que seus e-mails levam os clientes a fazer o que você deseja. É uma avaliação direta do impacto de suas campanhas de e-mail.

2. Taxa aberta

Este é bastante auto-explicativo, mas isso não o torna sem importância.

Qual é a taxa de abertura?

A taxa de abertura é a porcentagem de e-mails que os usuários clicaram para ler em suas caixas de entrada antes de excluí-los. É uma medida simples da frequência com que seu público se envolve com seu conteúdo.

Como calcular a taxa de abertura?

Basta dividir o número de e-mails abertos pelo número total de e-mails enviados e multiplicar por 100. Exemplo: 3.500 e-mails abertos / 20.000 e-mails enviados x 100 = taxa de abertura de 17,5%.

Por que isso Importa?

Você precisa saber o quão bem sua estratégia atual de conteúdo de e-mail – principalmente suas linhas de assunto, texto do pré-cabeçalho e apresentação geral da marca – convence os clientes a fazerem o que você deseja que eles façam (neste caso, abrir seus e-mails). Nada mais que você faça em seus e-mails importa se os clientes não se sentirem compelidos a abri-los e lê-los.

3. Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques pode ser aplicada ao marketing por e-mail, ao seu site ou aos seus anúncios pagos. Veja como essa métrica é relevante ao aplicá-la à estratégia de e-mail marketing.

O que é taxa de cliques?

A porcentagem de pessoas que clicaram em um link em seu e-mail e visitaram a página de destino.

Como você calcula a CTR?

Você pode calcular sua CTR pegando o número de cliques e dividindo pelo número de e-mails entregues, multiplicando por 100.

CTR no e-mail = (nº de cliques / nº de e-mails entregues) x 100

Exemplo: (100/1000) x 100 = 10% CTR

Por que isso Importa?

O CTR é importante porque é um indicador do envolvimento do público com o conteúdo do seu e-mail. Aprendendo com essa métrica, você pode:

  • Melhor colocar chamadas para ação (CTAs) em seu conteúdo de e-mail.

  • Entenda com que tipo de conteúdo seu público mais se envolve.

  • Direcione o tráfego engajado para páginas de alta prioridade a partir de e-mails.


Ao monitorar seu CTR, você pode rapidamente tomar decisões baseadas em dados que gerarão mais resultados de marketing por e-mail.

4. Taxa de cancelamento de inscrição/Taxa de crescimento da lista de e-mails

Essas duas métricas de marketing por e-mail são separadas, mas números relacionados ilustram como seus e-mails são atraentes e como seu público se sente em relação ao seu conteúdo e cadência.

Qual é a taxa de cancelamento de inscrição e a taxa de crescimento da lista de e-mail?

A taxa de cancelamento de assinatura mede o número médio de pessoas que optam por cancelar a assinatura de sua lista de e-mail depois de receber seus e-mails. A taxa de crescimento da lista de e-mail mede o ritmo em que novos usuários estão se inscrevendo em sua lista de e-mail.

Como você calcula a taxa de cancelamento de inscrição?

A taxa de cancelamento de inscrição pode ser calculada como uma média de vários e-mails ou de uma campanha inteira. Basta dividir o número de solicitações de cancelamento de inscrição pelo número de destinatários.

Como você calcula a taxa de crescimento da lista?

Para este, você subtrairá o número de usuários que cancelaram a assinatura do número total de novos assinantes, divida pelo número total de endereços de e-mail e multiplique por 100. Exemplo: (1.000 novos assinantes – 80 solicitações de cancelamento de assinatura) / 100.000 e-mails no total endereços x 100 = taxa de crescimento de lista de 9,2%.

Por que eles importam?

Por fim, um dos principais objetivos do email marketing é expandir o tamanho do seu público e alcançar mais clientes em potencial, aumentando a receita e o engajamento. Essas métricas fornecerão uma imagem da integridade geral da sua lista de e-mail.

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é outra boa métrica para avaliar a força geral da sua lista de e-mail. Pode ser a chave para descobrir problemas com seus e-mails e resolvê-los para que mais pessoas recebam suas mensagens.

Qual é a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é simplesmente a porcentagem de e-mails enviados que não chegaram às caixas de entrada do destinatário pretendido.

Como calcular a taxa de rejeição?

Divida o número de e-mails devolvidos pelo número total de e-mails enviados e multiplique por 100. Exemplo: 200 devoluções / 5.000 e-mails enviados x 100 = 4% de taxa de rejeição.

Por que isso Importa?

Simplificando, você não pode convencer os clientes a clicar em CTAs de e-mail, explorar seu site e fazer uma compra se eles não estiverem recebendo seus e-mails. Isso pode acontecer por vários motivos, desde caixas de entrada cheias até filtros de spam, endereços de e-mail falsos e erros de digitação em endereços de e-mail. A remoção desses endereços de sua lista de assinantes ajudará você a desenvolver uma estratégia de e-mail mais limpa e ajudará a tornar suas outras métricas mais precisas.

6. ROI geral

Uma das métricas de marketing por e-mail mais importantes é o retorno geral do investimento (ROI) da sua estratégia de e-mail. Isso, juntamente com a taxa de conversão e a taxa de crescimento da lista, deve ser uma métrica fundamental a ser lembrada ao desenvolver e-mails e campanhas.

O que é o ROI geral?

O ROI em e-mail marketing mede o retorno que você obtém diretamente de seu investimento em e-mail marketing. Essa equação exige que você conheça a receita dos esforços de e-mail e os custos associados à execução dessas campanhas de e-mail. Entender esse número ajudará você a determinar se está obtendo retorno suficiente sobre seu investimento em marketing por e-mail para justificar seus gastos.

Como você calcula o ROI geral?

(Lucro Líquido / Custo do Investimento) x 100

Para obter seu Lucro Líquido, pegue a Receita Total obtida com marketing por email e subtraia o total gasto nessas atividades de marketing (Receita Total – Custos de Marketing por Email = Lucro Líquido). Para chegar ao seu ROI, divida o Lucro Líquido pelos Custos do seu investimento (Lucro Líquido / Custos do Investimento) e multiplique esse valor por 100.

Exemplo:

  1. Receita atribuída a e-mail US$ 3.000 – Investimento em e-mail US$ 500 = US$ 2.500 de lucro líquido

  2. Lucro Líquido $ 2500 / Investimento em Email $ 500 = 5

  3. 5 x 100 = 500% ROI

Em outras palavras, um investimento de US$ 500 em marketing por e-mail obteve um retorno de 500% sobre esse investimento, totalizando US$ 2.500 em lucros líquidos.

Por que isso Importa?

O marketing sempre se resume ao ROI porque ajuda a determinar o sucesso ou o fracasso dos esforços de marketing e a priorizar seus gastos. As empresas precisam de uma medição precisa de quanto retorno estão obtendo de cada canal de marketing e de toda a sua estratégia de marketing. Um ROI baixo pode indicar que você precisa mudar suas táticas de e-mail ou realocar gastos para canais de marketing mais recompensadores e econômicos.

Comece a Obter Resultados

Existem dezenas de métricas de marketing por email que são importantes para os vendedores de comércio eletrônico entenderem, mas uma compreensão firme dessas seis ajudará você a começar a moldar uma estratégia de email adequada ao seu público.

Uma plataforma de marketing como o AdRoll ajudará você a acompanhar essas métricas e muitas outras, permitindo que você acompanhe suas campanhas, meça resultados e faça melhorias em tempo real para otimizar seu investimento.

Saiba mais sobre as práticas recomendadas de marketing por e-mail em nossos recursos e guias abaixo.